O Rafeiro do Alentejo constitui património genético, sócio-cultural e patrimonial de inestimável valor que importa preservar, divulgar e melhorar. Esta raça de canídeos existe, desde tempos imemoriais, sobretudo no Alentejo, com uma relação muito próxima das suas Gentes, desde sempre de grande utilidade, sobretudo no âmbito agropecuário, na guarda de rebanhos e dos Montes alentejanos. Actualmente reconhecem-se também outras funções como sejam o caracter lúdico, identitário, paisagístico e até turístico.
Além de fiel e generoso companheiro é um cão corajoso e de instintos naturalmente apurados para as funções que lhe têm sido confiadas.

A preservação desta raça é essencial do ponto de vista histórico mas também na preservação da biodiversidade e valorização de uma raça com aperfeiçoamento e selecção meritórios ao longo de séculos. O Rafeiro do Alentejo é ainda um exemplo claro da sinergia entre os elementos naturais e Humanos e da necessária sustentabilidade de todo o ecossistema com o Homem.

A ACRA tem contribuido de forma decisiva, há mais de 20 anos, na defesa e valorização deste nosso património. Esse trabalho só foi possível através do empenho de todos os associados, desde os fundadores até aos mais recentes, aos amantes da raça em geral e a inúmeras entidades que têm apoiado a Associação.

Encaramos o futuro de forma muito positiva porque sabemos o valor desta raça e a estima e atenção que nos deve merecer. A ACRA continuará a trabalhar intensamente com este propósito, continuando a traçar a longa história do Rafeiro do Alentejo.

Próximas Atividades Organizadas pela ACRA

Plano de Atividades de 2024  

  • Estamos a preparar o Plano de Atividades para 2024, ano em que a ACRA celebra 30 anos da sua existência!!! 

Em breve teremos novidades. Fique atento.

Feliz Natal!

Feliz Natal! - ACRA

Que o seu Natal seja recheado de amor, alegria e muita paz e que seja vivido na companhia da sua família, amigos e dos seus Rafeiros do Alentejo.  

🎄🎄🎄🎄🎄

Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo - ACRA

CONTACTOS

CONTACTOS - ACRA

Apartado 34, 7450-909 Monforte, Portugal 963752980 geral@acra.org.pt

ACRA